terça-feira, outubro 24, 2006

... retrato...


Há pouco olhava o teu retrato e reparava na curva do teu cabelo. Admirava o seu escuro brilho, e quase sentia a sua sauvidade na minha mão. Uma leve brisa trouxe até mim o teu cheiro. Suspirei e abotoei o casaco. Ouvi-te rir da minha maneira de falar. Recordei a tua estranheza face à minha ausência de pronúncia. Segredaste-me ao ouvido a tua paixão pelas gotas cristalinas da chuva. Lembrei-me de nós misturados com o cheiro da terra molhada. Vi-nos com o sabor do café, e percebi que nem sequer me lembro de falarmos acerca de café... Recordei o que me disseste acerca do vinho... e reconheci-me, como sempre, uma perfeita ignorante no que à enologia diz respeito. Sorri com a recordação dos ornitorrincos... e com o comentário dos tubarões!
Há pouco olhava o teu retrato e reparava na solidão do teu olhar. Admirava a seriedade dos teus olhos. O abandono. A repulsa. E quase os sentia como facas que me tentam afastar a todo o instante. Uma qualquer nota solta de João Gilberto, ou de Ryuchi Sakamoto, ou de qualquer outro que trocámos, faz-se sentir a melodia do teu toque. Suspiro. Não faço nada. Perco-me no tempo e contemplo a única coisa tua que sempre tive: o teu retrato...

5 comentários:

A Professorinha disse...

que texto tão interessante. Desperta primeiro uma sensação de felicidade e no fim uma sensação de ódio... infelicidade...

A vida é tão complicada...

Anónimo disse...

Que raio de texto tão bonito!!!!

xana disse...

:) Não se pretendia a presença de ódio no final... mas antes saudade, ou lamento, ou vazio... mas não ódio! Na verdade essa palavra faz-me sempre lembrar um poema de Florbela Espanca... um dia ainda o coloco aqui! :)

:) Que raio de comentário tão engraçado, minha querida amiguinha! ;)

:)Sorrisos prás duas! :)

pasta7 disse...

tradução do texto: podias telefonar.

hi hi hi

beijo, querida, muitos
escreves muito bem!

se esses meninos não se portam bem, sou eu que te "telefono"

xana disse...

:) É bem verdade... afinal, há por aí mais uns quantos filmes que temos de ver! ;)

Obrigada, meu lindo! O teu elogio soube-me bem! E é muito importante para mim... mesmo que seja eu seja o exemplo de amiguinha desnaturada que não se emenda! :)

:) Beijinhos e sorrisos... de uma assentada só! :)