sábado, setembro 03, 2005

Coisas que acontecem...

Fico extraordinariamente irritada com faltas de coragem e com faltas de determinação. Na verdade, hoje nem sei qual das duas me irrita mais...
Imagino que seja porque não me permito este tipo de coisas... ao mesmo tempo que acabo por ter um medo terrível de me sentir assim... desesperançada e apática, indiferente, sem vontade de lutar, sem objectivos a atingir... andar assim seria, para mim, a morte...
Mas hoje não consigo deixar de pensar que pior do que isso seria ser cobarde. Fazer algo e não assumir o meu acto... Parece-me que só seremos pessoas quando aprendermos a assumir os nossos actos. O que quer dizer que só seremos pessoas quando nos reconhecermos inteiramente responsáveis por aquilo que fazemos... a nós, aos outros, ao mundo, ao universo... E só assim seremos livres.
Talvez seja essa a razão de aqui estar o meu nome... ou pelo menos aquele que reconheço como meu desde sempre. Olhando para tudo o que já fiz fico orgulhosa... nunca precisei de me esconder atrás de máscaras, de anonimatos... porque para mim nada pode ser tão mau, tão baixo, tão infinitamente "não-humano", como a prática da nossa cobardia... se deixamos que ela vença, como nos podemos arrogar a ser homens e mulheres racionais, conscientes, livres e responsáveis?

Sem comentários: