domingo, agosto 14, 2005

Dúvidas literárias

O grande problema dos grandes clássicos é o facto de nos fazerem gostar deles... no matter what... Mesmo que não gostemos deles, não estamos autorizados a dizer: "não gosto de fulaninho x, e até acho que o livro y, tão aclamado durante anos, é uma perfeita seca!". É claro que isto só acontece em relação aos "autores estrangeiros"... os queridos portugueses... bem, esses podem ser alvo dos nossos odiozinhos de estimação sem qualquer tipo de problema!
Não sendo eu nenhuma "expert" em literatura, assumo, tal como sempre assumi, o meu gosto pela leitura sem qualquer receio, vergonha ou embaraço. Da mesma forma, assumo que a minha sensibilidade literária, se assim lhe posso chamar, me tem impelido para um determinado tipo de literatura - e com isto não quero dizer que só leio romances, ou poesia, ou ficção científica, ou policiais... bem... lendo de tudo um pouco, tenho de sentir uma grande empatia com aquilo que estou a ler... quando isso não acontece, não me parece que valha a pena...
Tudo isto para dizer que, sem saber porquê, não sinto grande empatia pelos grandes clássicos norte-americanos... por pior que seja fazer uma afirmação deste tipo! ;)

Sem comentários: