segunda-feira, agosto 15, 2005

Clássicos da Literatura...

É verdade que a minha experiência na literatura é, se assim se pode dizer, uma experiência de "fruição"... sou uma mera leitora, sem qualificação nenhum em especial, que se deixa viver nos e pelos livros... vou fluindo, com a história. Dou-me ao luxo de usufruir de todos os direitos do leitor, inclusive o de me apaixonar pelos "heróis". Para mim ler é isto... viver também o que se lê.
Isto quer dizer que eu nunca escolho um livro. Tenho, isso sim, de me sentir escolhida pelo livro! Não há nada melhor do que passear por uma biblioteca ou por uma livraria e deixar que um livro nos escolha. É, geralmente, assim que acabo por ler "isto", ou "aquilo".
Ora... "tudo está bem, quando acaba bem"... o que, infelizmente, não é o caso. Este Verão, para além da acertadíssima decisão de parar de fumar (e já lá vão 384 horas!), decidi pôr as minhas leituras em ordem... o que quer dizer que fui obrigada a pegar em alguns clássicos qe andava a guardar para ler quando estivesse na reforma... É claro que, sendo clássicos, pensei que não poderiam ser maus... "fogo... são clássicos!!!!"... e não são.... eu é que não gosto! Não há nada a fazer! não sinto empatia pela escrita, pela sensibilidade, não me apaixono nem pelo herói, nem por qualquer outra personagem que por lá anda... não há maneira... e ainda nem consegui chegar ao meio do livro... :(

Sem comentários: